Pensamentos soltos · Relações humanas

Vizinhos… A, B, C

Ainda sobre o tema “vizinhança”….

Imaginemos um daqueles prédios que têm desde a letra A… à J!…

 A) Os Amantes. Toda a vizinhança mais próxima testemunha os encontros quentes que naquela fração acontecem!… Fazem-se acompanhar por vocalizações entusiastas e manifestações de antiguidade do mobiliário envolvido!… Curioso é que, em muitos casos, os Amantes parecem ter hora e hora definidas para o desempenho da atividade… Mais curioso ainda é que acaba por ser mais constrangedor para quem com eles se cruza no dia seguinte, do que para os próprios!

B) Os “bilhardeiros”. Conhecem todos os inquilinos. Sabem quem mora onde, a que horas entram e saem. Estão, não raras vezes, junto à porta de entrada do prédio, em conversa comprometida com a porteira, enquanto esta segura a vassoura, para parecer que está a deixar imaculado o chão, que a vizinha da mini-saia acabou de pisar…

C) Os “compinchas”. Os porreiros. Os amigalhaços. Convidam para ir lá a casa ver a bola ou para o jogging de domingo.

D) Os “Donos”. Passeiam os seus cães às mais variadas horas. Conhecem-se todos uns aos outros, não raras vezes, pelo nome próprio… do animal!… Também pertencem a esta categoria os donos dos pequenos felinos domésticos, geralmente mulheres.

E) Os “ecológicos”. Encontram-se geralmente perto da casa do lixo ou do ecoponto, certificando-se da correta separação do lixo realizada pela vizinhança…

F) Os “fora-de-horas”. Sejam os noctívagos ou os madrugadores. A minha vizinha de cima, por exemplo, toma banho às 4h da manhã… Chegou ou vai sair?…

G) Os “galãs”. Por esta categoria, não pode passar uma senhora, ou como nos chamam, “menina”, com um saco de compras!… Seguram-nos a porta e cedem-nos passagem. Encurvam-se no cumprimento (e no comprimento…)

H) Os “histéricos”. Sejam os que estão à beira do divórcio, sejam os que estão à beira de um ataque de nervos com a criançada que não quer tomar o pequeno-almoço. “Comunicam”, se é que se assim poderemos chamar, uns decibéis acima do razoável às mais variadas horas do dia.

I) Os “insatisfeitos”. São os contestários por excelência. Está sempre alguma coisa profundamente errada no prédio. São os mais votados para administradores de condomínio, papel que vestem orgulhosamente!

J) Os “janotas”. Estão próximo dos da categoria G, mas enquanto estes galanteiam “a menina”, os “janotas” galam-se a si próprios. Não é inédito surpreende-los a mirarem-se ao espelho do elevador que, entretanto, ficou a tresandar a perfume com a sua passagem…

Por aqui ficamos. Elevador!.. Ao menos foi este, o último que o apanhou!…

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s