As “vozes”
No que toca a gravidez, não há vivalma que não opine, entenda ou alvitre.
Não há quem não se pronuncia, decrete, julgue ou determine.
Cada cabeça sua sentença!
É sobejamente conhecida “a voz” omnipresente que assombra os ouvidos da recente mamã. “A voz” (a homofonia com “avós” não será mera coincidência, mas não é exclusiva aos mesmos, ou até mais “às mesmas”…). Vem de várias fontes, ouve-se em diferentes contextos e sobre diferentes temáticas: Como deve vestir o bebé (“está cheio de frio, de certeza!…”), como deve adormecê-lo e alimentá-lo…
Dou-me agora conta de que este fenómeno acontece muito antes de o bebé nascer mas assim que a barriga da futura mãe começa a fazer-se notar…
E começa logo por aí: pela barriga! Desde cedo, (con)form(e) a (é) mais arredondada (é menina!) ou mais empinada: “é menino, de certeza”!… Os terceiros, possuidores de visão raio X, ditam assim se a este se junta outro X ou um Y completando a combinação cromossomática do bebé que aí vem!
Mais para diante, “as vozes” sabem quando a barriga está grande demais, pequena demais ou mais descaída do que deveria…
“As vozes” da sabedoria não se inibem de sentenciar sobre o que a grávida deve ou não vestir (porque a roupa apertada sufoca o bebé, os saltos altos fazem varizes e o saltos rasos também não são adequados…) e o que deve ou não comer.
Esta última poderia era merecedora de um post exclusivo. Apenas uns “ecos”: “a grávida deve comer por dois”; “a grávida deve comer muitos doces para o bebé se mexer”; “a grávida deve beber cerveja preta para estimular a produção de leite”…
Sabem ainda interpretar a sintomatologia da grávida e estabelecer associações com as características do bebé (se tem azia é certamente porque o bebé é cabeludo!…).
As “vozes” têm ainda um código de conduta para a grávida: não deve fazer exercício físico, deve manter-se em regime celibatário, não vá o bebé ficar afetado com o afeto ativo dos pais…
E depois dizem as vozes que a grávida está hipersensivel… “É falta de vitamina D!…”
Bestial, esse teu tema “As Vozes” 😀 🙂
GostarGostar