Escapadelas e experiências · pais e filhos · Pensamentos soltos · Relações humanas · Uncategorized

Pés pretos

Ainda hoje revejo a cor em que, em criança, deixava a água do banho e o contentamento com que observava o seu escurecer assim que os pés pretos entravam na banheira.

Pintava orgulhosamente a água, contrariando assim a professora de Ciências da Natureza que ensinava aquela ideia peregrina de que “a água não tem cor”!…

Hoje é assim. Quando somos donos do nosso tempo e encontramos um sítio que gostamos, improvisamos uma casa. E tal como alguém que se descalça quando chega a casa potenciando o conforto, também nós nos descalçamos. O pé descalço tem este significado.

Os pés pretos são a tatuagem da experiência vivida em toda a sua plenitude, sem barreiras impostas por um calçado mais ou menos confortável, sem filtros impostos por normas mais ou menos instituídas.

Os pés pretos sentiram a viscosidade da relva, a humidade do piso molhado, o calor da terra…

(Imagino que aquele slogan de um famoso produto de limpeza de roupa que apregoa que “É bom sujar-se” tenha esta ideia implícita…)

Se disser que o foco desta imagem está em 4 pés pretos, não estou, de forma alguma, a desvalorizá-la. Muito pelo contrário.

Estes quatro pés pretos revelam duas almas lavadas. E, geralmente, é diretamente proporcional: quanto mais pretos os pés, mais cheios os corações e mais cor-de-rosa as memórias.

E, mais logo, quando formos para a nossa casa de verdade, construídas à prova do vento que aqui nos embala, e pintarmos a água do banho, sabemos que o que ganhámos não vai escorrer com o preto….

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s