Pensamentos soltos · Psicologias · Relações humanas · Uncategorized

Os “grandes”

“Escola dos grandes”, disseram eles.
Pronta e desconcertante, a lógica do raciocínio infantil.
Estes grandes também se sujam a comer a sopa, também não têm os dentes todos, também andam de forma atrapalhada e têm a pele como quando saímos do banho. “De velhinho se torna a menino”, diz-se… Não podia discordar mais e entristece-me a tendência natural à infantilização que temos para com “os grandes”. Países há em que em que os grandes são vistos como anciãos, sábios e a personificação da experiência e sabedoria.
No Japão, a partir dos 60 anos é permitido aos homens o uso do vermelho, a cor dos deuses.
Não se pergunta a idade a uma mulher jovem, só a partir dos 70 anos, pois só aí terá orgulho em responder. Comemora-se o feriado do dia do respeito à pessoa idosa. Eu disse “pessoa idosa”, porque antes de ser idoso é pessoa!
Estes “grandes” podem já não o ser em tamanho mas já foram crianças e não voltam a sê-lo, mesmo que tenham de usar fralda e babete! Devemos-lhes então trocar o adjectivo de lugar (mesmo que não seja um homem grande, é um grande homem!…) Devemos-lhes retribuir o olhar de mel com que nos olham por um olhar de respeito e admiração; Devemos-lhes adjectivá-los de sábios e ouvir de joelhos as histórias que têm para nos contar; devemos-lhes trocar o aperto no coração pelo aperto de um abraço. Sem medo, pois infelizmente para nós, o que têm não é contagioso; devemos-lhes estreitar as relações com os “pequenos”.
Neste centro de dia, os pequenos foram o “centro DO dia” dos grandes. Um dia!… (Parabéns, meu avô! Não te lembras mas hoje é dia de vestir vermelho e encher os pulmões esses pulmões! 95!)IMG_20191105_105201_883

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s