casal · Gravidez-pais-filhos · pais e filhos · Pensamentos soltos · Uncategorized

“Agora que temos um bebé é que começamos a discutir?”

“Agora que temos um bebé é que começamos a discutir?”
Ouço-o vezes sem conta e constato que muitos casais têm dificuldade em reajustar-se a esta… de somar.
E não sou eu que o digo, é a matemática destas matérias que dá o resultado: grande parte das separações/ divórcios acontece nos dois primeiros anos de vida do bebé.
A par de toda a carga positiva, a chegada de um (ou mais!…) bebé (s) implica um considerável processo de adaptação para o casal.
Para muitos casais, a parentalidade é um conceito abstrato até se confrontarem com choros madrugada fora e o ombro da camisola permanentemente ensopado.
Junte-se a esta equação as alterações hormonais da gravidez e pós parto parto, a privação de sono, as exigências da trabalho lá fora e dentro de casa que aumentam agora exponencialmente.
Um bebé (ou mais!) exige muito dos pais e é inevitável uma condensação da atenção naquele pequeno/enorme ser.
O declínio da vida sexual e a falta de comunicação são as razões mais apontadas pelos casais. Sem dar conta, os diálogos dão lugar a trocas monossilábicas de pergunta/resposta: “Arrotou? Fez cocó”?… É importante o casal ser e estar devidamente estruturado antes da chegada de um bebé.
É um acontecimento maravilhoso (porventura o superlativo do maravilhoso!!) mas jamais poderá ser depositada nele a expectativa de um salvar de relação quando os problemas já existem! Os filhos não salvam relações!!!! Acima de tudo, é importante o casal encontrar um equilíbrio e reorganizar-se.
Recebo muitos pais que chegam à consulta com o motivo explícito do comportamento da criança mas, não raras vezes, o pedido implícito está neles… Sim, a família já não é de dois… E ainda bem!
O casal, esse, continua a ser este homem e esta mulher (e não a mamã e o papá)! Não os percam de vista!… Os filhos (também) agradecem. É uma soma vencedora!! 2+2….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s