Pensamentos soltos · Uncategorized

E quando o pai natal… Mete medo?!

Quem tem medo do Pai Natal?
Nem todas as crianças vêem no pai natal um velhinho barrigudo e ternurento. Nem todas riem com os “HoHoHo” ou vêem nas barbas brancas algodão doce…
O medo do Pai Natal é bem mais frequente do que se poderá imaginar.
Começa exactamente por aí: imaginar…
O medo dos seres imaginários é um dos medos desenvolvimentistas da criança numa determinada faixa etária, constituindo um dos mais frequentes a partir dos 2 anos até cerca dos 5/6. Nesta idade, a imaginação está nos píncaros, mas a criança não tem ainda mecanismos para a processar. Sem querermos, o dizermos constantemente que: “o pai natal estava ver!!… ” atribui-lhe uma omnipresença poderosa e quase persecutória.
A criança tem medo do Pai Natal. O que fazer?
Devemos respeitar o medo sem, no entanto, o hipervalorizar. Esta valorização acabará por funcionar como um reforço e ter um efeito contrário ao pretendido. Atenção que não valorizar não significa não dar importância!…; não forçar a aproximação ou contacto físico. Se a criança não quer ir dar um beijinho ou sentar-se ao colo do pai natal não deverá ser forçada!!Quem não assistiu já àquela cena dos papás a empurrar a criança assustada para o colo do Pai Natal em nome da fotografia perfeita?!…; perante o medo, transmitir-lhe segurança; a exposição ao estímulo fóbico e a modelagem poderão ajudar, isto é, a criança observar outras crianças ao colo do pai natal poderá funcionar como um estímulo. Nas crianças mais velhas, poderá ser a altura ideal para explicar o significado do pai natal, contribuindo para o fim da fantasia e, também, para o final do medo.
#medodopainatalIMG_20191213_151332_537.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s