Uncategorized

É amor

Dizia-me ontem uma amiga de longa data: “Não há coisa melhor do que estar apaixonada”.

Não concordo. Estar apaixonado é bom como o caraças, mas é uma canseira. Por alguma razão, este estado tem duração limitada. É um mecanismo de defesa natural.  Ninguém aguentaria o coração a sair pela boca a cada encontro fugaz, o não conseguir engolir, as borboletas no estômago, os suspiros profundos para chamar o ar que nos falta, o pensamento acelerado, mas nostálgico… em estado permanente.

IMG_20200208_080340_642A expressão “estar loucamente apaixonado” não é aleatória. Estar loucamente apaixonado tem, efetivamente, comportamentos e sintomas semelhantes à doença mental. A maior parte das paixões toma conta da vontade e toma as rédeas do sentir e do pensar.

Também não percebo a equiparação frequente entre paixão e amor. É comparar alhos com bugalhos. E essa ideia de que “depois da paixão vem o amor”… Às vezes não vem e está tudo bem, foi bom enquanto durou. E o amor não vem, o amor constrói-se. E, muitas vezes, não se constrói a partir da paixão.

No amor não se trata de querer prolongar o gosto do início, simplesmente não queremos que chegue o fim….

No amor não se trata de não saber o que fazer com os olhos ou com as mãos e maldizer as bochechas coradas. No amor, e neste amor, há sempre uma parte do teu corpo que encontra encosto no meu.

No amor não se trata de corações-tambores percutidos com baquetas. São tambores tocados diretamente com as mãos, que exercem o papel de abafadores e têm o poder de alterar o timbre e intensidade do som, e não só.

E “só” isto, no amor, neste amor. 

Este amor não é o único amor, mas é e será um amor único. Sempre, sem duração limitada.  

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s