Pensamentos soltos · Psicologias · Relações humanas · Uncategorized

E o tal equilíbrio?

E o tal equilíbrio?
O assunto despertou-me particular atenção após o fim da licença de maternidade e o regresso à vida profissional (fora de casa, bem entendido!….). Arrebatou-me a quantidade de teorias mais ou menos líricas e mais ou menos fatalistas sobre o tema.
Ainda hoje, surpreende-me a enxurrada de diretrizes para encontrar o tal ponto de equilíbrio como se de um ponto no mapa se tratasse. Às vezes, até com o número exato de passos para lá chegar (“10 passos para encontrar o equilíbrio…”)
O sentido de orientação não é o meu forte, mas tenho ouvidos de tisica e, até hoje, nunca ouvi o meu GPS interno segredar-me: “chegou ao seu destino!”… Pode ser verdade que a maternidade dota as mulheres de competências que podem e (ou!) devem ser valorizadas nos trabalhos, mas também é verdade que ela revoluciona incontornavelmente as prioridades.
No meu caso, depois de ser mãe, os dias de faltas foram mais do que alguma vez o foram. Fruto de …”oses” ou “…ites” (aprendi um novo glossário), noites em branco, dentes, cólicas ou outras maleitas, foram inúmeros os dias que começavam mais prontos para a noite…
Cada profissão com as suas exigências. No meu caso, com défice de sono, recostada na poltrona e jurar atenção plena e escuta ativa a quem tinha à frente, foi um esforço épico.
A verdade é que é uma ginástica que envolve força, flexibilidade e coordenação do mais alto nível e digna de pódio nestas olimpíadas que ambicionam conciliar maternidade /trabalho /conjugalidade /individualidade.
Deixei de procurar ativamente o tal equilíbrio, até porque essa procura traduz-se muitas vezes em culpa e no tiritar dos pratos da balança.
E, às vezes, perder o equilíbrio por amor faz parte de uma vida equilibrada.
#maternidade; #equilíbrio; #maededois; #maedegemeos; #diadamulher

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s