pais e filhos · Pensamentos soltos · Psicologias · Uncategorized

Tédio

TEDIO
Experimentar o tédio é importante para os nossos filhos. Não falamos de deixar a criança entediada o dia todo! Mas “bombardeá-la” com atividades e impedir que ela fique sem fazer nada é prejudicar uma parte essencial do seu desenvolvimento e da sua da personalidade.
O tédio é importante para a criança ser uma boa companhia para si mesma e dar tempo para “não fazer nada” é essencial para ela adquirir competências para a sua vida.
Há hoje um forte imperativo para que os pais propiciem atividades programadas para os seus filhos.
Apesar de haver uma diversidade cada vez maior de ofertas para o entretenimento, as crianças parecem entediar-se cada vez mais depressa e rapidamente ficar impaciente e frustrada… Há que resistir ao impulso de tentar propiciar constantemente “coisas para fazer”. Mudanças de lugar e variedade de estímulos vão ser desorganizadoras.
Se o fizermos, a criança dificilmente aprenderá a importância do maior dos luxos: ter tempo!
Se o fizermos estaremos a criar adultos menos criativos, mais robotizados, que precisam estar ocupados constantemente (os “frenéticos”). O que acontece é que, quando a criança experimenta o tédio, nem a criança sabe resolvê-lo, nem os pais sabem como administrá-lo.
As crianças precisam de ter algum tempo diário sem atividades programadas e escolherem elas próprias o que fazer (ou não fazer).
O tédio deve ser um problema que a criança precisa perceber e do qual deve aprender a sair por si mesma. A melhor maneira de ajudar uma criança diante do seu tédio é oferecer-lhe um espaço com os recursos menos estruturados possíveis e deixar que sejam elas mesmas a implementar as suas brincadeiras.
No jogo simbólico, a criança precisa de sentir que o espaço é dela e que a mãe/pai está ali, mas não vai invadi-lo.
Existe uma linha ténue que separa o “fazer nada” do “nada para fazer”. Por outras palavras, o tempo livre pode transformar-se em tédio ou em ócio, dependendo da maneira como se lida com ele.
Vamos fazer deste o tempo… para ter tempo!
#tedio; #criancasemcasa; #covid_19; #corona; #psicóloga; #maededois; #maedegemeosIMG_20200314_080706_332

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s