pais e filhos · Pensamentos soltos · Psicologias · Relações humanas · Uncategorized

Crime

CRIME
Há crimes que resultam em penas. Há penas que resultam em crimes.
E este é o mais austero: privá-los.
Não diferencio o privar os avós dos netos ou os netos dos avós porque estou em crer que a privação é igualmente penosa para ambos.
Os avós são assim uma espécie de pontos cardeais que, de mão dada, mostram aos netos o caminho seguro e hoje muito ajudariam a nós, pais, a não perder o norte.
O açúcar refinado que está associado aos avós não está só na guloseima que permitem aos netos “só desta vez”. Está na voz com que lhes falam e do timbre com que lhes cantam. E é refinado, não apenas porque não há cá essas modernices do “açúcar que não é açúcar”, mas porque tem a fineza de oferecer amor em estado puro.
Os pais com horários e autoridade que foram para nós transformam-se, como por magia, nestes seres com paciência à prova de bala, que usam diminutivos no discurso e têm o almoço pronto às 11h!
Não é pois, por magia, que, nos avós, as crianças durmam que nem anjos e comam com desfastio! É que os netos lêem nas entrelinhas e percebem este amor imenso e incondicional, que é servido como aperitivo e tem efeito soporífero.
Avós começam por A, que é a primeira letra. E muitos sabem isso porque foi os avós que ensinaram e para muitos, os avós são a primeira figura de referência depois dos pais (às vezes antes!…). Os netos são, para muitos avós, a razão das pernas cansadas, das gargalhadas que julgavam esquecidas e da ida ao mercado em busca dos morangos perfeitos.
Privá-los?…
#avos; #avosenetos; #coronavirus; #covid_19; #isolamento; #mae; #maededois; #maedegemeos; #psicólogaIMG_20200330_175542_611

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s