Gravidez-pais-filhos · pais e filhos · Pensamentos soltos · Psicologias · Uncategorized

Grávidos e recém-pais

AOS GRÁVIDOS e RECÉM-PAIS

Tenho acompanhado de perto algumas grávidas e recém- mães neste período de quarentena.
Independentemente de todas as emoções positivas inerentes à gravidez, o estado de emergência vem tirar alguma graça ao estado assim chamado.
Na realidade, o papel do pai começa muito antes de atravessar as portas da sala de partos. Ele partilhou a comoção da descoberta, os anseios e as dúvidas inerentes à gestação, o contentamento de dar a notícia, as angústias antes dos exames, os desafogos depois, o entusiasmo de montar o berço, a euforia de o (ou os) sentir mexer. Por tudo isto, e apesar de não sofrer as contrações, ele é tão pai quanto a mãe é mãe. E, por isso, e não por erro de corretor, escrevo “grávidos”. E também por isso, lhe disse “Estamos grávidos!” O pai dos gémeos não pôde vê-los nascer.
Não posso afirmar não perceber a especificidade que uma cesariana de emergência às 28 semanas de uma gestação gemelar significa para os serviços. Não posso, por outro lado, negar a falta que me fez apertar-lhe a mão. Tive não uma, mas duas mãos de um mesmo corpo assético que apertavam a minha.
Estas mãos, embora me aquecessem não me deram calor, o calor que só aquelas. E agora, quando as recordo, estas mãos não tinham rosto.
E não tive outra alternativa que não a de fixar os meus olhos vidrados nas lâmpadas brancas e circulares ao invés de os repousar naqueles olhos amendoados e abrilhantados de turbação.
Muitos recém-pais estão particularmente assustados. Muitos avós ainda não viram os netos ou sentem que estão a perder os primeiros passos, dentes, risos…
Muitas grávidas não poderão ter as tais mãos e os tais olhos. O que posso dizer é que, ainda hoje, recordo o olhar dele quando acordei já no quarto e mo disse: “São lindos!”
#gravidezecovid; #grabidezecoronavirus; #grávidas; #maedegemeos; #psicólogaIMG_20200404_185957_064

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s