pais e filhos · Pensamentos soltos · Psicologias · Relações humanas · Uncategorized

Não sou um às do Excel. Admiro o arranjo daquelas pessoas que fazem tabelas para tudo e mais um par de botas. Eu continuo a fazer a lista de compras num papel rasgado e a “pôr as contas em pé”.
Não sou de quadros ou tabelas, muito menos nos domínios académicos. O mote para estas palavras foi uma conversa que tive recentemente com uma mãe que, por esta altura do ano passado, se mostrava profundamente consternada por o filho não ter integrado o quadro de excelência do colégio. Ela, que, sempre o integrara (no mesmo colégio) deixara de ver naquele filho uma extensão do seu ADN e não lhe valorizava as inequívocas competências humanas e intra e interpessoais (essas não contemplam o (mal)dito).
Não sou de quadros ou tabelas. Porém, gosto de usar uma técnica comportamental útil para ajudar as crianças a aumentarem o comportamento adequado, através de uma atenção POSITIVA dos pais para esses comportamentos. O foco está no comportamento adequado que se quer valorizar e não no comportamento desadequado que se quer reprimir. Em traços gerais, a técnica funciona como um sistema de pontos premiados. Deve iniciar-se com poucos comportamentos e define-se número de pontos para cada comportamento. Estabelece-se quantos pontos mínimos são precisos para poder trocar os pontos pela recompensa pré-estabelecida. A recompensa não inclui dinheiro, alimentos ou prendas de alto valor financeiro e deve privilegiar atividades de lazer com os pais.
Não sou de quadros ou tabelas. Ainda não nos inaugurámos nas lides escolares, mas não me passará pela cabeça censurá-los com advérbios de comparação ou classificá-los em números ordinais.
De burro… É bem-vinda a dor. Aquela que se instala quando corremos e rimos ao mesmo tempo. Do português, eu diria que vão dando uns toques nas figuras de estilo e da matemática, sabem que o orgulho de mãe e pai são os denominadores comuns.
#economiadefichas; #psicologiainfantil; #escola; #quadrodehonra; #comportamento; #mae; #psicóloga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s