casal · Gravidez-pais-filhos · pais e filhos · Relações humanas

Depois dos filhos

Baby clash é o nome que se dá ao impacto da chegada de um filho nos casais.
Para muitos, ser “pais” é uma verdadeira bênção e rapidamente agarram o substantivo sem, no entanto, acolher o conceito. 
A parentalidade é muitas vezes um conceito abstrato e romantizado até nos vermos confrontados com as noites em branco, a casa em estado de sítio e o tempo com régua.  
As canções não falam nisto. Os livros não falam nisto. Têm para lá um subcapítulo que fala na diagonal sobre o impacto da falta de tempo, na importância do suporte familiar… 
E depois há o hoje. E hoje o depósito do amor tem de estar sempre atestado. Ao mínimo solavanco é preciso encostar. Não há espaço para falhas, ponteiros abaixo do nível máximo, subtrações de qualquer espécie. 
Dá-se na medida exata do que se espera receber, sem perdão para desmazelos ou diferenciais. E quando se junta um elemento à equação, ainda que seja um denominador comum, a regra dos 3 é tudo menos simples. 
A verdade é que não podemos esperar “x como para y” quando este xx ou xy vem baralhar as contas.
Não vale só não encolher barrigas. Não encolhamos as verdades: Amar dá trabalho. Não venderia como título de canção, mas o amor não vive dos feitos. Tem de ser feito por nós. E quando não consegue demorar-se na contemplação de outrora, (re)inventa-se, (re)cria-se, ganha um ritmo novo e léxico próprio.
Não vale limitarmo-nos ao papel de aprendizes de pais. Vamos ser novatos nisto do amor e, ainda que já não coremos, trocar um ou outro sorriso desajeitado. Não leva assim tanto tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s